Menores aprendizes do CAMPB participam do Time do Emprego Jovem em Bertioga

Quarenta menores aprendizes, que prestam serviço na Prefeitura do Município, por meio de parceria com o Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (CAMPB), cujos contratos expiram no começo de abril, e que estão em busca do primeiro emprego na cidade de Bertioga, já começaram a participar do Time do Emprego Jovem – programa que busca fornecer informações e preparar os candidatos para o mercado de trabalho.

A iniciativa de promover o curso para os jovens do CAMPB partiu da própria Prefeitura, tendo em vista à necessidade de dar encaminhamento aos aprendizes que prestaram serviço durante dois anos nos setores da Administração Municipal e que agora estão encerrando os contratos.

Em Bertioga, o curso será ministrado para duas turmas, com 20 jovens cada. O primeiro grupo de 2013 já começou no último dia 05. Ao todo serão oito aulas, realizadas as terças e quintas-feiras, até o próximo dia 28, no Espaço Cidadão-Centro. O segundo grupo começa no dia 09 de abril. Para tal, esses patrulheiros ficam ausentes de seus postos na Prefeitura para participar do curso, substituindo sua carga horária nos referidos dias da semana, que é de quatro horas.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Relações de Emprego e Trabalho (Sert), em parceria com a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e é voltado para jovens com idade entre 16 e 21 anos.

De acordo com Tânia Mara Novaes, funcionária pública, lotada no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e responsável por desenvolver o programa no município, o objetivo é preparar os participantes para o mercado de trabalho, através de informação e orientação direcionada para o enfrentamento da busca do emprego.

“São passadas informações desde como elaborar um currículo até como se comportar durante uma entrevista de emprego, de forma bem interativa, com aplicação de jogos e outros elementos lúdicos”, explica Tânia Mara.

O conteúdo do programa abrange temas como: Quem sou Eu, Minhas Habilidades e Competências, Desenvolvimento de Currículo, Técnicas para procura de Emprego, Entrevistas, Mantendo-me Saudável e Planejamento Financeiro.

De acordo com o Gestor de Convênio do CAMPB com a Prefeitura, Diogo Ranalli Prado, durante dois anos atuando nos setores da Administração Municipal, os aprendizes só receberam elogios.





“Eles fazem parte da primeira turma de patrulheiros, cuja maioria foi contratada pela Prefeitura. Como gestor, fiquei responsável por acompanhar esses jovens com treinamentos e mostrando como funciona o setor público, além da participação deles nas conferências Municipal, Estadual e Nacional da Juventude”, explica o gestor, lembrando que eles também foram envolvidos em atividades extras como ecocaiaque, cursos de fotografia e na 1ª Semana de Fotografia Revela Bertioga – uma exposição fotográfica, que teve por objetivo principal apontar talentos da imagem no Município.

Para a aprendiz Fernanda Pereira de Lima, que presta serviços na Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o curso é muito interessante porque está levando novos conhecimentos para os jovens. “Achei a iniciativa da Prefeitura muito legal, porque é algo novo e motivador, que está me dando cada vez mais conhecimentos. No meu ponto de vista, o Time do Emprego Jovem é importante para o nosso futuro no mercado de trabalho”.

“O Time do Emprego Jovem está sendo mais um curso de grande importância para minha vida profissional e pessoal, pois conhecimento nunca é demais”, diz a patrulheira Franciely Viana, que trabalha na Seção da Receita da Prefeitura de Bertioga.

Serviço 

O curso está sendo desenvolvido na Sala Multimídia do Espaço Cidadão-Centro, que fica na Avenida Anchieta, 392, as terças e quintas-feiras, das 9 às 13 horas.

Time do Emprego

Criado em abril de 2001, a ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), que a Sert adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga





Deixe seu comentário