Divulgada programação do Festival da Cultura Indígena em Bertioga

Bertioga se tornará referência cultural indígena, entre os próximos dias 19 e 21, com a realização de mais uma edição do Festival Nacional da Cultura Indígena. Está prevista a presença de 160 índios de quatro etnias, vindas das regiões Nordeste e Centro-Oeste, que serão recepcionados pela anfitriã Guarani, da Reserva Rio Silveira, em Boracéia. Nesta edição estarão presentes os Nambikwara, Paresi halíti e Waurá, do Estado do Mato Grosso; e Kanela Rãkakomekra, do Maranhão.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, sediado em Brasília (DF), vai contar com uma ampla infraestrutura.

Abertura

A abertura oficial da festa será no dia 19, às 20h. Será montada uma tenda na Praça de Eventos na cidade de Bertioga, ao lado do Parque dos Tupiniquins, centro, com arquibancada para o público, onde acontecerão as apresentações e cerimônias. Já o parque vai abrigar a Feira de Artesanato Indígena.

Na praça haverá desfile das delegações, seguida pela cerimônia do fogo sagrado, manifestações culturais, apresentação de esportes tradicionais indígenas, como Corrida de Tora e Jikunahati ou cabeça-bol (jogo parecido com o futebol, mas os jogadores só podem usar a cabeça para driblar e chegar ao gol), saudações, discursos de autoridades e show pirotécnico.





No mesmo dia, às 10h30, no Parque dos Tupiniquins, será aberta a Feira de Artesanato das etnias presentes. O local receberá, também, exposição de fotografias e pinturas corporais. As atividades seguem às 14h30, também no parque, com entretenimentos como talk show, apresentações culturais e brincadeiras.

Discussões

Já no sábado (20), a partir das 9h30, na tenda, haverá fórum com temas que envolvem as questões indígenas; e à tarde, às 14h30, no parque, talk show, apresentações culturais e brincadeiras. A programação segue às 20 horas, na tenda, com manifestações culturais, apresentações de esportes tradicionais, como Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Fecha e Tihimore (boliche indígena sulamericano).

As discussões do fórum prosseguem no domingo (21), às 9h30. À tarde, às 14h30, tem talk show e apresentações culturais. A partir das 18 horas, na tenda, haverá manifestações culturais, apresentações esportivas tradicionais, Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Flecha, Tihimore e show pirotécnico de encerramento.

Fonte: Jornal Costa Norte





Deixe seu comentário