Conselho da Comunidade Negra organiza-se para comemorar Abolição em Bertioga

O Conselho da Comunidade Negra de guia Bertioga promove programação extensa este mês para festejar o movimento abolicionista brasileiro, que culminou com a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888. O evento contará com palestras, peças teatrais e capoeira entre 13 e 19 de maio.

A programação começa no próximo dia 13, a partir das 14 horas, no salão do Fundo Social de Solidariedade do município (rua Valter Pereira Prado, 77 – Vila Itapanhaú), com apresentação do espetáculo “Entre Cortes e Naus – A Revolução das Águas”, da Cia. de Teatro/Dança Programa Vida Saudável; às 15 horas haverá palestra sobre Anemia Falciforme, com Ailton Lourenço e, às 15h40, desfile Beleza Negra. Já o restante da programação do evento na cidade de Bertioga será realizado na antiga Colônia de Férias da Prodesan (rua David Pimenta, 425 – Jardim Indaiá).





No dia 18, às 9 horas, tem início o projeto 2º Encontro Criança na Arte; às 10 horas, “Aulão” de capoeira aberto, com mestres convidados. No mesmo dia, às 15 horas, tem Berimbalada na Praia da Enseada (centro) e, às 16h30, Roda Livre de Capoeira, em frente à Pousada My Power, também na Praia da Enseada.

Homenagem

As atividades do dia encerram-se às 21 horas, com ensaio do grupo de capoeira para o desfile cívico-militar, dia 19 às 8 horas, em homenagem ao aniversário de emancipação político-administrativa de Bertioga, no Estado de SP.

A programação de capoeira conta com o apoio do mestre Kalunga, da Associação Centro Cultural Capoedendê, que desenvolve o Projeto Criança na Arte da Capoeira, pelo segundo ano consecutivo, na cidade.

De acordo com o mestre Kalunga, o objetivo do encontro é promover a integração de crianças de várias partes do estado e até do Brasil, e difundir a arte da capoeira. O grupo participará do desfile, representando suas cidades de origem.

Fonte: Jornal Costa Norte





Deixe seu comentário