Bertioga celebra Dia de São Pedro com procissão marítima dia 30 de junho

A Paróquia de São João Batista e a Colônia de Pescadores Z-23 de Bertioga, com o apoio da Prefeitura, comemoram neste domingo (30) o Dia de São Padro – protetor dos pescadores (celebrado dia 29), com procissão marítima e benção dos anzóis, que a princípio aconteceria às 15 horas, mas, em função da final da Copa das Confederações, o horário foi antecipado para as 10h30. A saída será a partir do Pier Turístico Licurgo Mazzoni (Centro).

A celebração será conduzida pelo padre Silvio Luís, com as presenças de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. A procissão contará com a participação das embarcações de pescadores artesanais, pertencentes à Colônia de Pescadores Z-23, e dos praticantes de turismo náutico, que frequentam as marinas do Município.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e de Serviços Urbanos fornecerá a estrutura e a logística operacional, que estará disponibilizada ao lado do píer para a realização da cerimônia religiosa, como palanque e sonorização.





O presidente da Colônia de Pescadores de Bertioga, João Espírito Santo, ressaltou a importância do evento religioso, celebrado em Bertioga, informando que todos os proprietários de embarcações da Cidade, sejam praticantes da pesca artesanal ou esportiva, são convidados a participar da homenagem a São Pedro. Haverá premiação para o barco mais bem enfeitado.

O Pier Turístico Licurgo Mazzoni fica na Avenida Vicente de Carvalho, próximo ao atracadouro das balsas, no Centro.

São Pedro

São Pedro, o Apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga





Deixe seu comentário